segunda-feira, 27 de junho de 2011

Menor Dinossauro?

Anunciado no dia 13/06 uma descoberta que pode ser a do menor dinossauro encontrado até hoje.
Estima-se que o pequenino media entre 16-40cm. Foram encontrados restos de sua vértebra cervical.
Batizado previamente como Ashdown maniraptoran, habitou a área que hoje é o sul da Inglaterra entre 145 e 100 milhões de anos atrás. Baseados em dinossauros mais próximos os cientistas acreditam que ele devia ter a cauda pequena e um pescoço longo.
 O ashdown esta em uma disputa com o dino chines Anchiornis que media entre 30 e 40cm.




                                                         Possível aparência do Ashdown maniraptoran

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dinossauro Corcunda

Um estranho fóssil de dinossauro foi encontrado, quase completo, na Espanha em 2010. O Concavenator corcovatus tinha aproximados 6m de comprimento e uma corcova óssea nas costas. Também possuía prospecções que parecem ser penas primitivas em seus braços.
 Os pesquisadores dizem que é o fóssil mais completo de um dinossauro carnívoro descoberto até então. 

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Do tamanho do papagaio e com um dedo

Anunciado em Janeiro de 2011 na China um pequeno terópode que não media mais do que um papagaio de comprimento, possuía apenas um dedo em cada uma de suas patas. Foi batizado de Linhenykus monodactylus
A descoberta do pequenino intrigou os cientistas, pois até então acreditava-se que os alvarezsauros usavam seu dedo médio para escavar, mas o único dedo do Linhenykus era proporcionalmente menor do que o de seus parentes próximos.


sexta-feira, 3 de junho de 2011

15 Chifres

 Foi encontrado em 2010 na região de Utah, nos EUA, um ceratopsiano com 15 chifres na cabeça. Não se sabe ao certo a utilização destes chifres. Poderiam ser usados para exibicionismo em épocas de acasalamento, também como uma forma de defesa contra os grandes predadores da época.
 O Dinossauro foi batizado como Kosmoceratops.


Clique aqui para ver o video BBC.


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Braquiossauro Chines

 Em 2007 pesquisadores encontraram na China um espécime muito parecido com o Brachiosaurus. O fóssil contém uma série de vértebras que levam do pescoço ao osso pélvico. Acreditam que seja um parente muito próximo do Sauroposeidon americano, porém muito menor tendo aproximadamente 12 metros de comprimento.
 A nova espécie foi batizada de Qiaowanlong kangxii em homenagem a um imperador chinês da dinastia Qing.
 Uma grande curiosidade é que o Qiaowanlong viveu no inicio do período cretáceo, ao contrário de todos os outros braquiossauros encontrados até então.







fontes: http://www.uua.cn/news/show-9100-1.html
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/09/090903_dinossaurochines_ba.shtml

terça-feira, 31 de maio de 2011

alvarezssauros no Jurássico

O pequeno Haplocheirus sollers descoberto no início de 2010 na china confirmou  a hipótese de que os dinossauros mais semelhantes as aves (alvarezssauros), tiveram sua origem no Jurássico Superior.


O Fóssil quase completo foi encontrado na província chinesa de Xinjiang, na formação Jurássica Shishugou.










Fonte http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/cacadores-de-fosseis/novo-dinossauro-jurassico-da-china





segunda-feira, 30 de maio de 2011

Grandes Carnívoros no Brasil

 Além dos já conhecidos abelisaurus e o irritator, recentemente tivemos a apresentação do Oxalaia quilombensis, estima-se que tinha entre 12 a 14 metros de comprimento. Vestígios de seu maxilar e da narina foram encontrados na ilha de Cajual no Maranhão. Seus fósseis assemelham-se muito aos do  famoso spinosaurus.






 No triângulo mineiro foi encontrado no dia 18/05/2011 um dente de aproximados 4 centimetros de um dinossauro carnívoro de porte médio.

Dinossauro Tamanduá

Publicado nesta segunda feira (30/05/2011) um artigo na revista Zootaxa em que é descrito uma nova espécie de dinossauro, muito pequeno e carnívoro, paleontólogos acreditam que provavelmente sua dieta era baseada de pequenos insetos como por exemplo as formigas. O fóssil foi encontrado na China, bastante incompleto, mas algumas características como o osso da coxa ser menor do que o da "canela" nos dão idéia de que o pequenino era um bom corredor.
 O dinossauro que foi batizado de Xixianycus, tinha aproximadamente 60 cm de comprimento e 20 cm de altura.

domingo, 29 de maio de 2011

AVES ESTRANHAS ENCONTRADAS NO MÉXICO E NO IRÃ

No ano passado (2010) foi encontrado uma estranha ave no méxico,uma ave com  o corpo parecido com o de uma coruja e sua cabeça parece muito com a de um lagarto, alguns chegam a dizer que é um dragão. A criatura atraiu moradores, pesquisadores e a imprensa local.
  Provavelmente seja algum tipo pouco diferenciado de urutau, apesar de existirem algumas pequenas diferenças, a ave encontrada parece ter o olho um pouco menor e situado pouco mais a baixo do que o urutau.






Já no Irã, foi encontrado na segunda semana de maio (2011) o cadáver desta pequena criatura:
 O animal foi encontrado na cidade de Meshginshahr, moradores locais alegam que este vivia em uma caverna próxima da cidade. Um dos moradores fugiu com a carcaça, sendo assim até então os cientistas só tiveram acesso a esta foto. Obviamente sem mais provas é difícil acreditar que a foto não é uma montagem.

 A idéia do blog é falar de dinossauros e não animais bizarros. Mas levando em consideração que praticamente todos os novos estudos sobre os dinos estão nos dando a idéia de que eram parentes muito mais próximos das aves do que dos repteis,. acredito que estes "pássaros" mostrados aqui também possam ser usados como boa prova para isto.




Fontes: http://sofadasala-noticias.blogspot.com/2011/05/o-estranho-dino-passaro-do-ira.html

http://www.dignow.org/post/um-drag%C3%A3o-ou-monstro-real-foi-encontrado-no-m%C3%A9xico-185937-96659.html

Cores nas Penas



Minha primeira Postagem é sobre o curioso fato de terem conseguido descobrir a cor das penas de um Dinossauro.

Após grandes estudos o paleontólogo britânico Michael Benton, da Universidade de Bristol, e sua equipe chegaram a conclusão de que o pequeno dinossauro estudado possuía penas pretas, marrons algumas manchas brancas e uma crista de penas marrom avermelhadas na cabeça.

Tudo começou quando Benton estudava o fóssil de uma lula e viu que os melanossomas estavam praticamente intactos, sendo assim pressupôs de que o mesmo poderia ocorrer com as plumas dos dinossauros.

Mais detalhes sobre tal descoberta podem ser vistassauros (national geographic).